<?xml version="1.0"?>
<feed xmlns="http://www.w3.org/2005/Atom" xml:lang="en">
	<id>https://projetopassofundo.com.br/index.php?action=history&amp;feed=atom&amp;title=Gabriel_Bastos%2C_poeta_e_prosador</id>
	<title>Gabriel Bastos, poeta e prosador - Revision history</title>
	<link rel="self" type="application/atom+xml" href="https://projetopassofundo.com.br/index.php?action=history&amp;feed=atom&amp;title=Gabriel_Bastos%2C_poeta_e_prosador"/>
	<link rel="alternate" type="text/html" href="https://projetopassofundo.com.br/index.php?title=Gabriel_Bastos,_poeta_e_prosador&amp;action=history"/>
	<updated>2026-10-18T12:53:16Z</updated>
	<subtitle>Revision history for this page on the wiki</subtitle>
	<generator>MediaWiki 1.36.1</generator>
	<entry>
		<id>https://projetopassofundo.com.br/index.php?title=Gabriel_Bastos,_poeta_e_prosador&amp;diff=28660&amp;oldid=prev</id>
		<title>Projetopf: Novo reg</title>
		<link rel="alternate" type="text/html" href="https://projetopassofundo.com.br/index.php?title=Gabriel_Bastos,_poeta_e_prosador&amp;diff=28660&amp;oldid=prev"/>
		<updated>2025-04-06T00:05:31Z</updated>

		<summary type="html">&lt;p&gt;Novo reg&lt;/p&gt;
&lt;table style=&quot;background-color: #fff; color: #202122;&quot; data-mw=&quot;interface&quot;&gt;
				&lt;col class=&quot;diff-marker&quot; /&gt;
				&lt;col class=&quot;diff-content&quot; /&gt;
				&lt;col class=&quot;diff-marker&quot; /&gt;
				&lt;col class=&quot;diff-content&quot; /&gt;
				&lt;tr class=&quot;diff-title&quot; lang=&quot;en&quot;&gt;
				&lt;td colspan=&quot;2&quot; style=&quot;background-color: #fff; color: #202122; text-align: center;&quot;&gt;← Older revision&lt;/td&gt;
				&lt;td colspan=&quot;2&quot; style=&quot;background-color: #fff; color: #202122; text-align: center;&quot;&gt;Revision as of 00:05, 6 April 2025&lt;/td&gt;
				&lt;/tr&gt;&lt;tr&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot; class=&quot;diff-lineno&quot; id=&quot;mw-diff-left-l1&quot;&gt;Line 1:&lt;/td&gt;
&lt;td colspan=&quot;2&quot; class=&quot;diff-lineno&quot;&gt;Line 1:&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;−&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #ffe49c; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt;&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;Gabriel Bastos, poeta e prosador&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;&lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;+&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #a3d3ff; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt;&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;Gabriel Bastos, poeta e prosador&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;&lt;ins style=&quot;font-weight: bold; text-decoration: none;&quot;&gt;&amp;lt;ref&amp;gt;Publicado na Revista Água da Fonte n° 4&amp;lt;/ref&amp;gt; &amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;-&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039; &lt;/ins&gt;Em 28/07/2008, por [[Paulo Domingos da Silva Monteiro]]&lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;−&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #ffe49c; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt; &lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;−&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #ffe49c; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt;Em 28/07/2008, por [[Paulo Domingos da Silva Monteiro]]&lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;−&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #ffe49c; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt; &lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;−&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #ffe49c; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt; &lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;−&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #ffe49c; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt;&lt;del style=&quot;font-weight: bold; text-decoration: none;&quot;&gt;&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;Gabriel Bastos, poeta e prosador&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;&amp;lt;ref&amp;gt;Publicado na Revista Água da Fonte n° 4&amp;lt;/ref&amp;gt;&lt;/del&gt;&lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;br/&gt;&lt;/td&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;br/&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;+&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #a3d3ff; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt;&lt;ins style=&quot;font-weight: bold; text-decoration: none;&quot;&gt;== Histórico ==&lt;/ins&gt;&lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt; &lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt; &lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;br/&gt;&lt;/td&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;br/&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot; class=&quot;diff-lineno&quot; id=&quot;mw-diff-left-l109&quot;&gt;Line 109:&lt;/td&gt;
&lt;td colspan=&quot;2&quot; class=&quot;diff-lineno&quot;&gt;Line 105:&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;br/&gt;&lt;/td&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;br/&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt;== Referências ==&lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;background-color: #f8f9fa; color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #eaecf0; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt;== Referências ==&lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;+&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #a3d3ff; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt;&lt;ins style=&quot;font-weight: bold; text-decoration: none;&quot;&gt;&amp;lt;references /&gt;&lt;/ins&gt;&lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;tr&gt;&lt;td colspan=&quot;2&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td class=&quot;diff-marker&quot; data-marker=&quot;+&quot;&gt;&lt;/td&gt;&lt;td style=&quot;color: #202122; font-size: 88%; border-style: solid; border-width: 1px 1px 1px 4px; border-radius: 0.33em; border-color: #a3d3ff; vertical-align: top; white-space: pre-wrap;&quot;&gt;&lt;div&gt;&lt;ins style=&quot;font-weight: bold; text-decoration: none;&quot;&gt;[[Category:Artigos]]&lt;/ins&gt;&lt;/div&gt;&lt;/td&gt;&lt;/tr&gt;
&lt;/table&gt;</summary>
		<author><name>Projetopf</name></author>
	</entry>
	<entry>
		<id>https://projetopassofundo.com.br/index.php?title=Gabriel_Bastos,_poeta_e_prosador&amp;diff=17931&amp;oldid=prev</id>
		<title>Projetopf: Created page with &quot;&#039;&#039;&#039;Gabriel Bastos, poeta e prosador&#039;&#039;&#039;  Em 28/07/2008, por Paulo Domingos da Silva Monteiro   &#039;&#039;&#039;Gabriel Bastos, poeta e prosador&#039;&#039;&#039;&lt;ref&gt;Publicado na Revista Água da Font...&quot;</title>
		<link rel="alternate" type="text/html" href="https://projetopassofundo.com.br/index.php?title=Gabriel_Bastos,_poeta_e_prosador&amp;diff=17931&amp;oldid=prev"/>
		<updated>2022-10-16T21:41:54Z</updated>

		<summary type="html">&lt;p&gt;Created page with &amp;quot;&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;Gabriel Bastos, poeta e prosador&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;  Em 28/07/2008, por &lt;a href=&quot;/index.php/Paulo_Domingos_da_Silva_Monteiro&quot; title=&quot;Paulo Domingos da Silva Monteiro&quot;&gt;Paulo Domingos da Silva Monteiro&lt;/a&gt;   &amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;Gabriel Bastos, poeta e prosador&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;&amp;lt;ref&amp;gt;Publicado na Revista Água da Font...&amp;quot;&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&lt;b&gt;New page&lt;/b&gt;&lt;/p&gt;&lt;div&gt;&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;Gabriel Bastos, poeta e prosador&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Em 28/07/2008, por [[Paulo Domingos da Silva Monteiro]]&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;Gabriel Bastos, poeta e prosador&amp;#039;&amp;#039;&amp;#039;&amp;lt;ref&amp;gt;Publicado na Revista Água da Fonte n° 4&amp;lt;/ref&amp;gt;&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
 &lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Quando estudamos a literatura passo-fundense verificamos que existem algumas personalidades significativas a nível local, e tão desconhecidas quanto nossa própria história. Gabriel Bastos, comerciante, organizador da sociedade civil, político militante, poeta e prosador é uma dessas figuras.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Delma Rosendo Gehn, incansável pesquisadora, afastada da vida social por uma longa e pertinaz enfermidade, dedicou-lhe um longo ensaio, intitulado “Valores de Passo Fundo: Gabriel Bastos”, publicado em O NACIONAL, de 19 de junho de 1973, de onde retiro alguns dados biográficos para este artigo.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Gabriel Bastos, filho de Antonio José Pereira Bastos e de Joaquina da Costa Bastos, nasceu em Santa Maria no dia 9 de janeiro de 1859. Ali realizou estudos primários com o professor Alfredo Calazans. Mudou para Soledade e, posteriormente, em 1885, fixou residência em Passo Fundo.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Aqui manteve casa de comércio e casou com Lucinda Araújo Bastos, com quem teve os seguintes filhos: Alzira Bastos Guimarães, Manuel Araújo Bastos, Olga Bastos de Morais, Mário Araújo Bastos, Alcinda Bastos Rodriguez, Cecy Bastos Quadros, Brasileiro Araújo Bastos, Edith Bastos Miranda, Americano Araújo Bastos e Hiran Araújo Bastos.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Integrou-se, desde cedo, à vida passo-fundense, elegendo-se para o 1º Conselho Municipal Constituinte, logo após a Proclamação da República, desempenhando suas funções até 15 de novembro de 1891. Exerceu o mandado de intendente (prefeito), em 1893, por cerca de um mês, até 18 de agosto, quando solicitou ao presidente (governador) Júlio de Castilhos, sua exoneração. A exemplo de tantos outros moradores de Passo Fundo, durante a Revolução Federalista, mudou-se com a família, fixando residência em Cruz Alta.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Na terra de Erico Verissimo continuou trabalhando e envolvendo-se com a sociedade. Foi presidente do Conselho Escolar, entre 1898 e 1899, estimulando a criação de um Centro Comercial, o que só seria concretizado em 17 de junho de 1900, com a criação do Clube Comercial, do qual foi eleito primeiro vice-presidente. Manteve o jornal “A propaganda”(1900) e colaborou em “O Viajante”, “Cruz Alta”, e “Município em Revista”.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Enviuvando no ano de 1902, mais tarde, contraiu segundas núpcias com Juvência Annes Bastos, com quem não teve filhos. Nesse ano retornou a Passo Fundo, sendo um dos pioneiros da indústria madeireira. Colaborou nos jornais “Echo da Verdade”, “17 de Julho”, “O Gaúcho” e “O NACIONAL”. Continuou sua atividade política no Partido Republicano Rio-Grandense (PRR), exercendo diversos cargos públicos, inclusive de vice-intendente (vice-prefeito) nos quatriênios 1908-1912 e 1920-1924.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
A 7 de abril de 1938 estava entre os fundadores do Grêmio Passo-Fundense de Letras, o mais velho deles. A associação despertou a produtividade intelectual de Gabriel Bastos, culminando com a publicação de três livros.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Já sexagenário continuava estudioso incansável. Assim, quando os “gremistas” decidiram os associados deveriam responsabilizar-se pela elaboração e apresentação de trabalhos literários nas reuniões Gabriel Bastos levou a determinação como uma questão de honra. E se lançou à pesquisa sobre um tema que aguça a imaginação humana há mais de dois mil anos: o continente perdido da Atlântida.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Em 3 de novembro de 1939 encontramos o “velho” apresentando a seus consócios uma palestra sobre “A dor como expressão estética”. E não parou mais. A 12 de abril do ano seguinte já está na terceira conferência sobre “A Atlântida”. Em 16 de maio de 1941 desenvolve a quarta palestra sobre o continente lendário. Pouco mais de um ano depois, a 17 de julho de 1942, Gabriel Bastos entrega os originais de seu livro ao Grêmio Passo-Fundense de Letras. José Pedro Pinheiro, bispo da Igreja Metodista, é encarregado de emitir parecer sobre a obra. A análise, altamente elogiosa, é lida a 28 de agosto. Túlio Fontoura, outro fundador do Grêmio, se prontifica a publicar o livro a ser composto na linotipo do “DIÁRIO DA MANHÃ”.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Antes que se concretizasse a divulgação em volume das conferências do Grêmio Passo-Fundense de Letras, Gabriel Bastos deu ao público um livro reunindo poemas de sua lavra e alguns de seu pai. “Da Mocidade à Velhice” (Tipografia Independência. Passo Fundo, 1944) enfeixa poemas tradicionais, como já tive a oportunidade de comentar em “Alguns poetas passo-fundenses” (Revista Água da Fonte, da Academia Passo-Fundense de Letras, Ano 1, nº, pp. 7 e 8), o que mostra a pluralidade de interesses culturais do Autor.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Não sabemos qual o motivo que retardou a edição de “A Atlântida”, só dada a lume no ano de 1948, pelas “Of. Gráficas da CITA Editora Ltda.”, de Porto Alegre. O livro, com 182 páginas, tem uma apresentação do historiador Walter Spalding (pp. 6 e 7), algumas ilustrações de Geolar Caminha e o parecer de José Pedro Pinheiro, secretário geral do Grêmio Passo-Fundense de Letras (pp. 11 a 13). Também deixou um pequeno folheto contendo conferência que pronunciou na Liga de Defesa Nacional de Passo Fundo, da qual foi presidente.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Gabriel Bastos cita autores antigos e modernos para discutir a localização desse continente que teria desaparecido sob águas oceânicas, após ter visto florescer uma vigorosa civilização. Divergindo daqueles que localizavam a Atlântida no oceano que se ao nome, nosso escritor a coloca “ao sul da Ásia, mais ou menos próxima à China, na direção de norte para sueste” (p. 23). Avança, ainda em considerações sobre outros “continentes desaparecidos”, como a Lemúria, a Gonduana e avança em discussões quanto a datações geológicas e considerações astronômicas.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Como é sabido os debates sobre os “continentes desaparecidos” são infindáveis, emergindo das sociedades secretas. Nessa mistura entre o histórico, o mítico e o religioso, é muito difícil separar o falso do verdadeiro.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Gabriel Bastos não ficaria nesse livro. Em 1950 saia dos prelos das “Of. Gráficas da Liv. Nacional – Av. Brasil, 533 – P. Fundo –”, um pequeno volume de 36 páginas, intitulado “Aborígenes Pan-Americanos”, com uma nota introdutória do historiador Francisco Antonino Xavier e Oliveira. É, na verdade, uma continuação de “A Atlântida”. Em linhas gerais defende a tese de que, as terras que constituem a Austrália, arquipélagos e ilhas do Pacífico procedam, como a América do mesmo continente disperso, a Atlântida, enxergando nas diferentes tribos nativas da América restos dispersos dos primitivos moradores daquele território lendário.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Bem escritos, embora questionáveis como todos os livros polêmicos, “A Atlântida” e “Aborígenes Pan-Americanos” ficaram como registros da ação cultural de um homem que as atividades práticas, “imediatistas”, da vida revelaram-se incapazes de afastá-lo das preocupações culturais. A idade avançada em nada arrefeceu produtividade do escritor. Antes, pelo contrário, parece que o estimulou a escrever. Ultrapassou os noventa anos de idade estudando e escrevendo.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Gabriel Bastos faleceu a 25 de julho de 1950, no mesmo ano da publicação de “Aborígenes Pan-Americanos”. Independente de qualquer juízo de valor sobre a obra literária de Gabriel Bastos, o seu exemplo de ativista cultural já o recomenda à consideração dos passo-fundenses.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Gabriel Bastos é um desmentido histórico que pode – e deve – ser lançado à face de tantos quantos usem a falta de tempo e a idade para fugirem aos compromissos com a coletividade.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
A Atlântida&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
José Pedro Pinheiro, in memoriam (*)&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
O confrade Sr. Gabriel Bastos houve por bem honrar-me com a escolha de meu nome para fazer a apreciação de seu trabalho denominado “A Atlântida”, escolha essa que os demais confrades secundaram.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Cumprindo a tarefa que me foi cometida, desincumbo-me com alegria, traçando as linhas que seguem, depois de palmilhar numa leitura rápida, quase de um só fôlego às 318 tiras manuscritas do próprio punho do autor.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
São quarenta e cinco capítulos as três partes e mais um de Preliminares e um Epílogo, dispondo a matéria tratada, com ordem e coordenação, que muito contribuem para a boa compreensão dos assuntos ali explanados.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Muito embora o autor de “A Atlântida” diga, de início que o seu trabalho é uma imaginária digressão pelos campos da Lenda, verifica-se que os seus argumentos, imaginações e suposições estão baseados em teorias mais ou menos comuns a todos os amantes da pré-história, da etnologia e da paleontologia, sendo os elementos próprios do autor uma contribuição de valor apreciável para o esclarecimento desse assunto, lendário pela distância dos tempos, mas ressurgindo das cinzas de priscas eras como explicações de fenômenos cósmicos e etnológicos de outra forma indecifráveis.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Já Sócrates ouvia de Critias a narração do mito da Atlântida, passando para a História, pela primeira vez, a versão da existência de um continente situado muito além das colunas de Hércules, onde um povo florescente fora, há nove mil anos, governado pela dinastia de Atlas. Inundações e terremotos o teriam feito desaparecer, deixando como herança uma lenda fertilíssima para assunto atraente da literatura de todos os povos. E a literatura de nossa língua, particularmente de nossa cidade, se enriquece com a contribuição do venerando confrade Gabriel Bastos, cujo espírito se empolgou e peregrinou em meio à vastidão oceânica da mitologia associada aos esforços da ciência em achar um pouco de verdade dentro do próprio erro, segundo a divisa de S. Agostinho.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Platão, Macróbio, Strabão, Plutarco, Plínio e outros escritores de vulto do passado, todos ocuparam-se com carinho da Atlântida como um fato pré-histórico positivo, guardado pela tradição, solo fértil em que proliferam os devaneios do espírito humano.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
E a ciência moderna, parece, em suas conclusões, justificar a existência da suposta e ao mesmo tempo inegável terra de Atlas.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Sejam os sacerdotes egípcios do tempo de Sais (sic) os portadores dessa lendária história da Atlântida ou sejam as trucidas os narradores desse tradicional continente, parira ainda a bruxulear no distante horizonte da imaginação insaciável, o enigma indecifrável da submersa Atlante.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
É esse o assunto, assim tão cheio de possibilidades para a imaginação como para o estudo, que o confrade Gabriel Bastos nos brindou em palestras neste Grêmio, e agora nos oferece para o repositório de nossos ensaios e esforços literários.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Em sua linguagem, na qual vaza os seus pensamentos e empreende a sua jornada literária e dissertativa, o autor de “A Atlântida” se assemelha a si próprio. É sóbria adjetivando com prudência, mas dando sempre ao pensamento a cor viva das cousas e dos fatos, que se tornam atrativos, em tudo primando pela clareza do pensamento. É muitas vezes reiterado, repetindo frases e afirmações já feitas, por amor, da seqüência dos pensamentos e da relação dos tópicos entre si, sem que com isso se torne enfadonho, de vez que facilita ao leitor a memória, assim como aos ouvintes da leitura que, como plano, foi feita por partes.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
A bibliografia citada não é pequena, Jorge Bahlis, Domingos Jaguaribe, Van Loon. J. L. Campos, Spalding, Dante, Braghine, entre outros, são o contingente de tributários para o conjunto harmônico e concatenado de idéias e reflexões sobre o tema.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Além, pois, dos vôos de imaginação e do recuo introspectivo, prova também o estudo que demandou, consultando tantos autores que do assunto também se ocuparam.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Terminando minha rápida, modesta, mas sincera apreciação, proponho que “A Atlântida” do confrade Gabriel Bastos, passe a ornamentar as estante do Grêmio e da biblioteca, sem que com isso se prive o autor do original ou de uma cópia, para uso próprio e adorno de seus sonhos de ancião em cujo peito ainda pulsa um coração jovem e um espírito vigilante.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
E felicito o venerando confrade Sr. Gabriel Bastos, pelo seu trabalho, e o “Grêmio Passo-Fundense de Letras” pela contribuição valiosa que recebeu.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
(a) José Pedro Pinheiro&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Nota dos Editores: José Pedro Pinheiro, já falecido, foi membro atuante do Grêmio Passo-Fundense de Letras (hoje Academia Passo-Fundense de Letras), bispo da Igreja Metodista e líder maçônico em Passo Fundo. Os Editores da Revista Água da Fonte atualizara a grafia do texto acima, que é o parecer apresentado por José Pedro Pinheiro em sessão do Grêmio Passo-Fundense de Letras, realizada no dia........ Trata-se do parecer sobre as conferências pronunciadas por Gabriel Bastos durante reuniões do sodalício e foi publicado no livro “Atlântica”.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Aborígenes Pan-americanos&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Gabriel Bastos, in memoriam (*)&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Desde velhos tempos, sábios e escritores vêm fazendo largas dissertações sobre a existência dessa multimilenária lenda que, desde remotas Eras traz a denominação de Atlântida.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Para nós, a lenda desapareceu concretizando-se na Oceania e nesta grande parcela que é a América, única Terra que tem o privilégio de procurar o abraço fraterno, estendendo-se do extremo norte ao extremo sul, como enviando seus sentimentos de concórdia ao hemisfério oposto.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
A Atlântida, embora no Pacífico, teria sido assim denominada, porque prevaleceria o nome que lhe teriam dado, em velhos tempos, os adeptos de sua existência no ocidente próximo às Colunas de Hércules, então e antes, conhecidas pela denominação – Atlas. Daí – Atlantes e logo – Atlântida. Entretanto o seu nascedouro, estamos convencidos, teria sido ao oriente da África e sul da Ásia, onde se acha o oceano Índico, ao sul da Índia; e naturalmente por isso, já em época histórica certamente, a esse oceano deram a denominação de Índico.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Conquanto as Terras que constituem a Austrália, arquipélagos e ilhas do Pacífico procedam, como a América do mesmo continente disperso – Atlântida -, neste livro preocupar-nos-emos dos aborígenes pan-americanos e de assuntos correlatos. Destes, pois, procuraremos pôr à luz as relações de parentesco entre si, sua procedência e desenvolvimento em terras ameríndias que são as suas próprias terras, onde os seus ancestrais vieram em catástrofe do sul da Ásia, trazidos no próprio solo nativo, sacudidos por ondas revoltas.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Este livro a que damos o título de “Aborígenes Pan-americanos”, elaboraremos em duas partes sob os títulos: “Generalidades Etnológicas” e “Particularidades Etnológicas”. – Na Primeira Parte, trataremos de assuntos relacionados com o Continente em geral, e na Segunda Parte, restringir-nos-emos aos casos especiais de cada País irmão, isto é, do mesmo Continente.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Conquanto estejamos convencidos de que dota a Oceania procede da mesma fonte – a Atlântida, neste livro trataremos exclusivamente da América cuja atual mentalidade irmana seus Povos nos mesmos sentimentos de recíproca fraternidade. Embora isso, visto que o plano deste livro é concorrer para a confraternização continental, é de nossa ideologia – a Paz Universal – a solidariedade humana que deve ser o excelso ideal de toda a criatura que escreva e o propague, até ser esse predicado parte integrante dos sentimentos de todo o homem que pensa.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
A Confraternização Universal deve ser concretizada em seguida ao estabelecimento da concórdia integral dos grupos humanos (nações) que vão fazendo desaparecer as ligeiras divergências que ainda embaraçam a completa harmonia entre os povos.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
A humanidade convencer-se-á de que a Concórdia absoluta, a Paz Universal são o Bem que sobre-excele a quaisquer outros interesses. É isto ideal velhíssimo, ao qual já me referi em meu livro “A Atlântida”.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Em os “Mistérios do Povo” velho livro de Eugene Sue, uma personagem – Vitória Soldado – que combatia contra Júlio César, na conquista da Gália, proclamava, já naquele tempo a República Universal, que é fac-símile da Paz absoluta.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Informados os leitores, de que consideramos os aborígenes pan-americanos procedentes da Atlântida, salientamos que as populações primitivas da América ou seus sucessores, serão o principal assunto deste livro.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Nota dos Editores: O texto acima é a Introdução do próprio Gabriel Bastos a seu livro “Aborígenes Pan-americanos” ( 1950 – Of. Gráficas Liv. Nacional – Av. Brasil, 533 – Passo Fundo), onde consta às páginas 7, 8 e 9.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
Agradecemos ao pesquisador e bibliófilo Heleno Damian pela generosidade com que nos tem permitido usar, “por tempo indeterminado”, o exemplar de sua biblioteca particular. Essa generosidade é extensiva a outras obras raras.&lt;br /&gt;
&lt;br /&gt;
== Referências ==&lt;/div&gt;</summary>
		<author><name>Projetopf</name></author>
	</entry>
</feed>